Os segredos da mente milionária! (parte 1)

 

Fala galera, depois que tomei a decisão de mudar minha vida financeira saí a procura de alguns livros que pudessem me ajudar, eu já tenho alguns em casa que li há algum tempo, que são muito bons (desde que o leitor se dedique também….o que eu não fiz) e que pretendo reler e falar deles mais pra  frente. Mas voltando, saí a procura e encontrei um que me chamou atenção, apesar de ser discreto e pequeno, “Os segredos da mente milionária”, de T. Harv Eker.

livro

O autor é um consultor financeiro e ministra palestras, seminários e cursos, para que as pessoas mudem sua mentalidade e passem a pensar como os ricos.

O livro é dividido em duas partes, na parte 1 o autor fala sobre Modelo de Dinheiro e na parte sobre os Arquivos de Riqueza. Mas o que significa isso?

Modelo de Dinheiro: para T. Harv (já estou pegando intimidade….) todos somos programados a pensar e, consequentemente, agir de uma maneira desde a infância, quando observamos nossos pais, para qualquer assunto na vida, principalmente o dinheiro. E aí está um dos elementos chaves, que vai determinar se a pessoa vai ser bem sucedida nos negócios, se ela está preparada para ganhar ou até mesmo manter muito dinheiro.

Arquivos de Riqueza: são conceitos, pré-estabelecidos na nossa mente, a maneira como pensamos e acreditamos, arquivos mentais que vão determinar a forma como cada um de nós vai pensar e agir com relação a finanças, riqueza, negócios e sucesso. Na parte 2, T. Harv demonstra 17 Arquivos de Riqueza que os ricos tem diferentes dos pobres. Para falar mais sobre a parte 2 eu pretendo fazer outro post, porque são mais de 100 páginas de livro.

Alguns outros conceitos interessantes do livro:

Porque esse Modelo de Dinheiro é tão importante?

Para o autor esta preparação interior, essa reprogramação é tão importante quanto a preparação exterior. De nada adianta estudar profundamente sobre investimentos, ações, gestão financeira, se você não estiver preparado internamente para receber e administrar uma quantidade de dinheiro maior. Se uma pessoa ganhar muito dinheiro e o seu Modelo de Dinheiro for programado para uma quantidade muito menor sua riqueza vai ter vida curta. Da mesma forma caso alguém com o Modelo de Dinheiro programado para ganhar milhões perder todo o seu dinheiro, é bem provável que em pouco tempo recupere todo o seu dinheiro.

Princípios de Riqueza

Se você quer mudar os frutos, primeiro tem que trocar as raízes. Quando deseja alterar o que está visível, antes deve modificar o que está invisível.

Como esse Modelo de Dinheiro influencia nossas escolhas?

Programação – Pensamento – Sentimentos – Ações = Resultados

A resposta está na fórmula P – P – S – A = R. A nossa Programação nos faz ter determinados Pensamentos, que vão gerar Emoções, que resultam em Ações, de onde vem nossos Resultados,

Princípios de Riqueza

Dinheiro é resultado, riqueza é resultado, saúde é resultado, doença é resultado, o seu peso é resultado. Vivemos em um mundo de causa e efeito.

Como se forma o Modelo de Dinheiro?

Se forma fundamentalmente da informação ou programação que a pessoa recebeu no passado, sobretudo quando era criança. Esta programação se condiciona de três maneiras principais em todos os campos da vida, inclusive o do dinheiro:

  • Programação verbal: o que você ouvia quando era criança?
  • Exemplos: o que você via quando era criança?
  • Episódios específicos: que experiências você teve quando era criança?

Programação Verbal

Essa aconteceu através de tudo o que você ouviu sobre dinheiro na sua infância. Todas as frases, positivas ou negativas, foram moldando inconscientemente o seu Modelo de Dinheiro. Se estás frases foram em sua maioria negativas seu inconsciente está programada a associar dinheiro e riqueza com coisas negativas, o que sempre lhe trará dificuldades para acumular riqueza.

Princípio de Riqueza

Quando o subconsciente tem que optar entre a lógica e as emoções profundamente enraizadas, as emoções quase sempre vencem.

Exemplos

Como seus pais se comportavam com relação ao dinheiro na sua infância? O dinheiro, ou a falta dele, era motivo de brigas? Eram poupadores ou gastadores? Sempre investiam ou não tinham investimentos?

Nosso comportamento financeiro tende a ser idêntico ao dos nossos pais, de um deles ou uma combinação dos dois.

Episódios Específicos

Que experiência marcante você teve com relação a dinheiro, riqueza ou pessoas ricas? Episódios marcantes têm grande  importância na formação do Modelo de Dinheiro, eles determinam suas crenças, que vão moldar sua vida.

Elementos-chave para a mudança do Modelo de Dinheiro

Existem quatro elementos-chave par esta mudança:

  • A conscientização: A conscientização: você não pode modificar uma coisa cuja existência ignora.
  • O entendimento: compreendendo a origem do seu modo de pensar, você será capaz de reconhecer que ele tem que vir de fora.
  • A dissociação: ao identificar que este modo de pensar não é seu, você tem a opção de mantê-lo ou largá-lo.
  • O recondicionamento: que são os novos Arquivos de Riqueza, apresentados na parte 2 do livro.

Concluindo, para mudarmos nossa realidade financeira, primeiro teremos que alterar nossa programação interior, para nos preparar mentalmente para ganhar mais dinheiro e saber lidar com isso. Os passos para essa preparação são mais explicados no livro (claro!!!), mas eu vou deixar outro post com o resumo completo da parte 1, lá vais estar mais detalhado, porém vale a experiência de ler o livro, o autor tem uma grande experiência e tem vários exemplos para cada conceito que apresenta, acho que isso torna mais fácil a assimilação de cada conceito.

Obrigado por lerem, espero ter feito uma boa indicação de leitura, eu não terminei o livro ainda, mas até agora tenho gostado da leitura. me identifiquei com algumas idéias e exemplos que ele traz. Comentem!

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s