Resumo completo: Os segredos de uma mente milionária (Parte 1)

T. Harv Eker

OS SEGREDOS DE UMA MENTE MILIONÁRIA

Parte 1 – O seu modelo de dinheiro

O dinheiro tem fatores externos e internos.

Seu caráter, pensamentos e crenças são os fatores que determinam internamente o seu sucesso.

Princípio de riqueza

Os seus rendimentos crescem na mesma medida em que você cresce.

Tem influências de fatores externos como a economia, empregos, oportunidades, etc, e influência de fatores internos e pessoais, como a preparação do indivíduo e principalmente aspectos subconscientes, da maneira de lidar com finanças.

 Porque o seu modelo de dinheiro é importante?

Se uma pessoa ganha muito dinheiro sem estar interiormente preparada, é provável que sua riqueza tenha vida curta.

Quem está preparado caso perca sua fortuna provavelmente irá recuperá-la em pouco tempo. (ex: Donald Trump)

Obs: o autor explica, no livro, que Trump faliu e dois anos depois já tinha se reestruturado e conseguido até ampliar seu capital…..fui pesquisar um pouco!

Em 2011, bem antes de ser eleito presidente dos EUA, o querido Trump tinha seu capital estimado em cerca de 2,7 Bi de dólares, declarado pela Forbes, e já tinha amargado 4 falências em suas empresas. Porém, a que realmente foi significativa, foi a de 1991, quando financiou a construção do cassino e resort Trump Taj Mahal. Para financiar a construção ele utilizou títulos de empresas, que faliram e passaram a não valer nada, “títulos podres”. Com os títulos podres e juros a dívida de Trump chegou a mais U$ 900 mi, e para pagá-la ele teve que vender seu luxuoso iate “Trump Princess”, sua companhia aérea e partes de suas empresas.

“As raízes geram frutos” – as pessoas tendem a focar apenas no resultado, em ganhar ou perder dinheiro, porém para se alterar os resultados é preciso alterar os fundamentos (as raízes).

Princípios de Riqueza

Se você quer mudar os frutos, primeiro tem que trocar as raízes. Quando deseja alterar o que está visível, antes deve modificar o que está invisível.

Nossa vida acontece em quatro quadrantes distintos: Mundo Físico (MF), o Mundo da Mente (MM), o Mundo Emocional (ME) e o Mundo Espiritual (MEs).

O Mundo Físico é resultado das influências do seu Mundo Mental, Mundo Emocional e mundo Espiritual.

Princípios de Riqueza

Dinheiro é resultado, riqueza é resultado, saúde é resultado, doença é resultado, o seu peso é resultado. Vivemos em um mundo de causa e efeito.

 Declarações são um poderoso segredo para a mudança

Tudo o que existe é feito de energia. Quando você faz uma declaração em voz alta, a energia que ela libera vibra por todas as células do seu corpo e envia mensagens para o seu subconsciente.

Declaração: O meu mundo interior cria o meu mundo exterior.

– Eu tenho uma mente milionária!

 Como se formou o seu Modelo de Dinheiro?

O Modelo de Dinheiro de uma pessoa é a sua programação, ou o seu modo de ser preestabelecido, com relação às finanças.

O Modelo de Dinheiro consiste numa combinação de seus pensamentos, seus sentimentos e das suas ações em questão de dinheiro.

E o Modelo de Dinheiro se forma fundamentalmente da informação ou programação que a pessoa recebeu no passado, sobretudo quando era criança.

P – P – S – A = R

Essa fórmula expressa exatamente a influência desse modelo sobre o resultado financeiro. Primeiro a programação anterior produz pensamentos, que por sua vez, geram sentimentos, que vão provocar ações, de onde se obtém os resultados.

Esta programação se condiciona de três maneiras principais em todos os campos da vida, inclusive o do dinheiro:

  • Programação verbal: o que você ouvia quando era criança?
  • Exemplos: o que você via quando era criança?
  • Episódios específicos: que experiências você teve quando era criança?

 A primeira influência: programação verbal

Que frases você ouvia a respeito do dinheiro na sua infância?

Provavelmente algo como: poupe para os dias ruins, os ricos são gananciosos, dinheiro não dá árvore, dinheiro não traz felicidade …

Todas as frases que você ouviu sobre dinheiro quando era criança permanecem no seu subconsciente como parte do modelo que governa a sua vida financeira.

Princípio de Riqueza

Quando o subconsciente tem que optar entre a lógica e as emoções profundamente enraizadas, as emoções quase sempre vencem.

O condicionamento do seu subconsciente determina o seu pensamento, o seu pensamento determina as suas decisões e estas determinam as suas ações, que, finalmente determinam os seus resultados.

Existem quatro elementos-chave para a mudança de condicionamento:

  • A conscientização: você não pode modificar uma coisa cuja existência ignora.
  • O entendimento: compreendendo a origem do seu modo de pensar, você será capaz de reconhecer que ele tem que vir de fora.
  • A dissociação: ao identificar que este modo de pensar não é seu, você tem a opção de mantê-lo ou largá-lo.
  • O recondicionamento.

Passos para a mudança: programação verbal

Conscientização – escreva as frases que você ouvia sobre dinheiro, riqueza e pessoas ricas quando era criança.

Entendimento – escreva sobre como essas frases vêm afetando a sua vida financeira até hoje.

Dissociação – vocÊ percebe que esses pensamentos representam apenas o seu aprendizado passado, não são quem você é? Consegue ver que o presente lhe dá a opção de ser diferente?

Declaração

As coisas que eu ouvia sobre o dinheiro não são necessariamente verdadeiras. opto por adotar novas formas de pensar que contribuam para a minha felicidade e o meu sucesso.

Eu tenho uma mente milionária!

A segunda influência: Exemplos

Como se comportavam seus pais ou seus responsáveis em questões de dinheiro quando você era criança? Eles cuidavam bem ou mal das finanças? Eram gastadores ou econômicos? Eram investidores perspicazes ou nunca investiam?

Em matéria de dinheiro, tendemos a ser idênticos aos nossos pais – a um deles em particular ou a uma combinação dos dois.

Mesmo que você tenha todo o conhecimento e toda a qualificação do mundo, se o seu modelo não estiver programado para o sucesso, você estará condenado financeiramente.

Poupar para os dias difíceis parece uma boa idéia, mas pode também criar grandes problemas. Um dos princípios é o poder da intenção.Se você está juntando dinheiro para os dias difíceis acabará conseguindo os dias difíceis. O melhor é se concentrar em guardar para os dias felizes ou para o dia em que alcançar a liberdade financeira.

A maioria das pessoas tende a se identificar com o modelo dos pais ou de um deles pelo menos, mas há também o outro lado da moeda. Há quem acabe se tornando exatamente o oposto deles, por raiva ou rebeldia, dependendo de do quanto a pessoa se irritava com a situação financeira dos pais.

Princípio de Riqueza

A sua razão para enriquecer ou fazer sucesso é crucial. Se ela possui uma raiz negativa, como o medo, a raiva ou a necessidade de provar algo a si mesmo, o dinheiro nunca lhe trará felicidade.

Passos para a mudança: exemplo

Conscientização – pense no modo de ser e nos hábitos dos seus pais em relação à riqueza e ao dinheiro. Liste por escrito em que aspectos você se considera igual a cada um deles ou o seu oposto.

Entendimento – escreva sobre o efeito que esse exemplo vem causando na sua vida financeira.

Dissociação – você compreende que esse modo de ser é apenas o seu aprendizado passado, e não quem você é? Consegue perceber que tem a opção de ser diferente agora?

Declaração

O exemplo que tive a respeito do dinheiro era o modo de  agir dos meus pais. A minha maneira de fazer as coisas nessa área sou eu que escolho.

Eu tenho uma mente milionária!

 A terceira influência: episódios específicos

Que experiências com dinheiro, riqueza e pessoas ricas você teve quando criança? Elas são extremamente importantes porque moldaram as crenças – ou melhor, as ilusões – que hoje governam a sua vida.

Passos para a mudança: episódios específicos

Conscientização –  pense num episódio emocional específico a respeito de dinheiro que você tenha vivido quando criança.

Entendimento – escreva sobre como esse episódio pode ter afetado a sua vida financeira atual.

Dissociação – você compreende que esse modo de ser é apenas o seu aprendizado passado e não quem você é? Consegue perceber que tem a opção de ser diferente agora?

Declaração

Eu me liberto das minhas experiências passadas negativas com dinheiro e crio para mim um futuro novo e rico.

Eu tenho uma mente milionário!

O que está programado no seu Modelo de Dinheiro?

Uma das melhores maneiras de descobrir como está programado o seu Modelo de Dinheiro é examinar seus resultados. Analise sua conta bancária, sua renda, o seu patrimônio líquido, o êxito dos seus investimentos. Analise seu sucesso nos negócios, se você é um gastador ou um poupador, se administra bem suas finanças, se seus rendimentos são estáveis ou flutuantes, o quanto você dá duro para ganhar dinheiro e até os seus relacionamentos que envolvem dinheiro.

Você pode desenvolver os  seus conhecimentos em negócios, marketing, vendas, negociações e administração e tornar-se especialista em imóveis ou ações. Mas, no fim, se a sua caixa de ferramentas interna não for grande e forte o suficiente para ajudá-lo a ganhar e conservar quantidades substanciais de dinheiro, todas as ferramentas do mundo lhe serão inúteis.

A maioria de nós acredita que vive uma vida baseada em escolhas, mas em geral isso não é verdade. Na maior parte do tempo agimos no automático, dirigidos por condicionamentos passados e por velhos hábitos. É nesse ponto que entra a conscientização.

Princípio de  Riqueza

A consciência observa os nossos pensamentos e as nossas ações para que vivamos das escolhas verdadeiras feitas no momento presente em lugar de sermos governados por uma programação do passado.

Lembre-se: pensamentos conduzem a sentimentos, que conduzem a ações, que conduzem a resultados. Você pode optar por pensar e agir como as pessoas ricas e, desse modo, conquistar resultados semelhantes aos que elas alcançam.

Declaração

Observo os meus pensamentos e só alimento aqueles que me fortalecem.

Eu tenho uma mente milionária!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s