Bitcoin a Moeda Digital

O que é o Bitcoin?

O Bitcoin é uma moeda digital, que funciona como qualquer outra moeda, porém não existe fisicamente. Sua principal vantagem é não ser controlada por um órgão central, que poderia controlar seu valor de mercado, através da emissão ou retirado do dinheiro do mercado. Dessa forma, o valor do Bitcoin é controlado única e exclusivamente pela lei do mercado, ou Lei da Oferta e da procura, onde quanto maior a demanda maior pela moeda maior será o seu valor.

Criação – Satoshi Nakamoto

O Bitcoin foi criado na internet em 2009, por uma pessoa identificada apenas como Satoshi Nakamoto (até hoje sua identidade real é um mistério), que determinou que o limite máximo de criação de Bitcoins seria de 21 milhões até o ano de 2140.

A partir de sua criação o Bitcoin poderia ser “minerado” (gerado), por qualquer pessoa que instalasse e rodasse um software específico em seu PC. Este programa desenvolve problemas matemáticos e quebra-cabeça que o computador deve solucionar, e ao solucionar um Bitcoin é minerado. Porém, a partir de 2013, com o aumento da mineração, os problemas a serem resolvidos se tornaram muito complexos para os computadores normais, que passaram a não conseguir mais minerar, e as máquinas criadas exclusivamente para mineração de bitcoins passaram a dominar o mercado.

Também é chamado de SATOSHI o valor 0,0000001 BTC, a menor fração de um Bitcoin:

1 Satoshi = 0,0000001 BTC

Valorização e crescimento do mercado de Moedas Digitais

De 2009 para os dias de hoje a moeda digital se valorizou muito, com casos de pessoas que compraram U$20,00 a U$30,00 da moeda digital, e anos depois descobriram que estes haviam se tornado milhares de dólares.

O interesse pela moeda vem aumentando exponencialmente, e em alguns países como o Japão e EUA ela é aceita em diversas lojas virtuais e físicas. Aqui no Brasil o mercado ainda é restrito, porém tudo indica que a tendência é aumentar. Em São Paulo já existem lojas físicas que aceitam o pagamento com a moeda digital, e na internet em sites, como Mercado Livre, Ebay e até mesmo OLX existem anúcios de compra e venda da moeda, bem como, de venda de mercadorias que aceitam receber o pagamento via Bitcoin, ou outra moeda digital.

As carteiras ou “Wallets”

E como funciona esse pagamento? Para se utilizar Bitcoins o primeiro passo é a criação de uma carteira digital ou “wallet”, existem diversos sites para isso e um dos mais conhecidos é o Blockchain (https://blockchain.info/pt/wallet/#/home). Ao acessar o site é importante verificar se a barra de endereço do site  inicia com HTTPS, que é um protocolo de transferência de informações mais seguro.

No site de gerenciamento da carteira você pode gerar um endereço para recebimento de dinheiro, que é o endereço a ser passado quando você for receber um pagamento, ou pode realizar uma transferência para um endereço, quando quiser pagar algo com seus Bitcoins.

O que torna a moeda bem popular é a dificuldade de se identificar os donos das carteiras, já que para cada negociação se utiliza um endereço diferente. Por este motivo, o Bitcoin é muito utilizado na Darkweb ou Deepweb, para o pagamento de negócios “duvidosos”.

É importante entender que a moeda está em franca valorização, para se ter uma idéia em Janeiro de 2017 ela estava avaliada em cerca de U$ 2.400,00, em Setembro de 2017 ela vale cerca de U$ 4.000,00. Por isso ela se tornou uma boa opção de investimentos, levando em consideração que este é um investimento de risco, já que nada garante o sucesso da moeda. Mas, como a moeda já é utilizada em todo o mundo e já conquistou uma boa parcela de mercado, principalmente no comércio de equipamentos digitais e vendas pela internet, o mais provável é o aumento de sua popularidade nos próximos anos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s