Entenda o que é o Mercado Financeiro, e o funcionamento dos mercados primário e secundário.

Nesse post vou trazer algumas definições básicas sobre o Mercado Financeiro, para podermos começar a entender o funcionamento do mercado de capitais e posteriormente da bolsa de valores.

Mercado Financeiro

O Mercado Financeiro reúne diversas instituições, públicas e privadas, que atuam como tomadores de recurso e fornecedores de recursos (investidores), permitindo a troca e comercialização de diversos produtos financeiros, como ações, títulos públicos, fundos de investimentos e outros.

Na realidade ao realizar um investimento, comprar uma ação ou título público por exemplo, o investidor está “emprestando” dinheiro àquela empresa, ou órgão público. Por isso, quando há a necessidade de receber mais recursos, uma empresa ou instituição pública, emite e negocia ações, títulos, debêntures, e outros produtos no mercado.

O mercado financeiro de um país é dividido em 04 (quatro) partes: Mercado Monetário, Mercado de Crédito, Mercado de Câmbio e Mercado de Capitais.

Mercado Monetário

A principal característica deste mercado é ser formado por operações de curto prazo, geralmente inferiores a um ano.  São negociados títulos públicos, emitidos pelo Governo Federal, através do Banco Central (BACEN), para controlar a quantidade de dinheiro circulando na economia “liquidez”, e alguns títulos privados emitidos por instituições financeiras.

Mercado Crédito

Engloba as operações de crédito a pessoas físicas e pessoas jurídicas, como empréstimos, financiamentos, cheque especial. As operações no mercado de crédito são geralmente realizadas por instituições financeiras.

Mercado de Câmbio

Reúne as operações de compra e venda de moedas de outros países, além de reunir empresas que atuam no comércio internacional, instituições financeiras, investidores e bancos.

Mercado de Capitais

Reúne as operações financeiras de médio e longo prazo, e até mesmo operações de prazo indeterminado, como a compra e venda de ações. Tem como objetivo proporcionar a troca de capitais e recursos entre as empresas, que necessitam de dinheiro, e os investidores, que não tem previsão de uso do dinheiro, e o emprestam às empresas em troca de algo. São negociados diversos tipos de produtos, como ações, debêntures e etc.

Mercado Primário e Mercado Secundário

Os mercados financeiros, também, se classificam como mercado primário, onde as ações e títulos são colocados no mercado (vendidos) diretamente pelas empresas ou instituições, que os emitem, e mercado secundário, quando os investidores negociam as ações e títulos entre si, sem o envolvimento das instituições que os emitiram.

A principal diferença entre o mercado primário e o mercado secundário é que no primário há a captação de recursos pela empresa, através da emissão de títulos, debêntures, ou aumento do seu capital social, emitindo ações, e no mercado secundário a empresa não recebe recursos, que são transferidos entre os investidores compram ou vendem, às ações ou títulos.

O mercado secundário se divide em três mercados regulamentados:

  • Mercado organizado de bolsa de valores, de mercadorias e de futuros –  é o que conhecemos como Bolsa de Valores. Nada mais é, do que um local onde ocorre o comércio de ações, mercadorias, títulos e etc, de forma transparente e pública, através de uma plataforma eletrônica. No Brasil a bolsa é representada pela empresa BM&FBovespa, que graças à sua estrutura, possibilita um grande volume de negócios.
  • Mercado organizado de balcão – onde são realizadas negociações de valores mobiliário de renda fixa não negociados na bolsa. O ambiente era operado pela empresa Cetip S.A. (Cetip), e conhecido por sua maior flexibilidade para o registro de negociações, também através de um terminal eletrônico. Em 22 de março de 2017, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) aprovaram a fusão da CETIP com a BM&FBovespa.
  • Mercado de balcão não organizado  as negociações são feitas diretamente entre os corretores, sem a mediação de qualquer plataforma ou instituição. São negociados títulos de pouca liquidez.

Um comentário em “Entenda o que é o Mercado Financeiro, e o funcionamento dos mercados primário e secundário.”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s