Neste post vamos entender a influência das taxas de juros da economia sobre os investimentos, bem como, os conceitos de Selic, Cetip, BM&FBovespa, Taxa Selic Meta, Taxa Selic Diária e CDI (Certificado de Depósito Interbancário).
Sistema de custódia e liquidação de títulos – Selic e Cetip
Como a grande maioria dos títulos públicos e privados que são negociados no Mercado Monetário (curto prazo) e Mercado de Capitais (médio prazo), não são emitidos fisicamente,ou seja, são escriturais, há a necessidade de uma maior organização no controle das liquidações dessas negociações. Este controle, e custódia, dos títulos é de responsabilidade dos sistemas conhecidos como Selic e Cetip.
Selic – Sistema Especial de Liquidação e Custódia, que controla a emissão primária, a custódia e a liquidação financeira nas negociações de títulos públicos. O que dá aos investidores a garantia da existência dos títulos negociados.
A Cetip S.A. – é uma empresa que administra o Balcão de Mercado Organizado (tema de um post anterior, que pode ser acessado aqui), onde são negociados valores mobiliários, títulos públicos e privados de renda fixa e derivativos de balcão. Tudo através de uma plataforma eletrônica online.
Em 22 de Março de 2017, a Cetip S.A. se fundiu à BM&FBovespa, que passou a ser a 5ª maior Bolsa de Valores do mundo, com patrimônio aproximado de U$13 milhões.
BM&FBovespa – conhecida como Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros, é uma empresa que organiza e controla, através de uma plataforma eletrônica, a negociação de ações, mercadorias e futuros, fundos, renda fixa e leilões.
Taxa de juros da economia brasileira
A taxa de juros de um país deve ser usada pelo investidor, como referência para os rendimentos de seus investimentos. Mas como fazer isso?
Taxa Selic – é a taxa utilizada como referência para operações, na economia brasileira. A Taxa Selic Meta é definida pelo Banco Central (BACEN), através do seu Comitê de Política Monetária (Copom), e divulgada a cada 45 dias. Esta taxa será referente à 252 dias úteis no mês, ou seja, a taxa divulgada não se refere apenas aos 45 dias de sua vigência, é referente a 252 dias, e é alterada a constantemente. O compom define também o viés, se de baixa ou alta, da meta para os próximos períodos.
Os bancos negociam seus recursos diariamente, procurando sempre se manter com o mínimo de dinheiro em caixa. Emprestando quando tem excedente e tomando emprestado quando surge uma necessidade.
Quando os bancos negociam títulos públicos, as operações são registradas no Selic, e a média das taxas praticadas no dia são calculadas e divulgadas pelo BACEN, esta taxa é conhecida como Taxa Selic Diária, e serve de base para a correção de Letras Financeiras do Tesouro (LFT), Títulos Públicos e Imposto de Renda (IR) de pessoas físicas.
Quando os bancos negociam ativos privados ou empréstimos, as taxas praticadas nessas negociações são apuradas pela Cetip, ao final do dia, e é calculada a Taxa Média das Operações Interbancárias, entre conglomerados diferentes, ou seja, bancos que não pertençam ao mesmo proprietário. Esta média diária tem o nome de Taxa DI Cetip, ou simplesmente, taxa CDI.
A taxa CDI deve ser utilizada pelo investidor como referência, para saber se seu dinheiro está sendo bem aplicado, ou com rendimento aceitável. Para isso devemos calcular o percentual dos seus rendimentos em relação ao CDI.
Por exemplo: se seu rendimento mensal foi de 0,60% e o CDI no mês foi de 0,65% (0,6/0,65 = 92,3%), seu rendimento foi de 92,3% do CDI.
O investidor conservador deve sempre buscar manter seus rendimentos o mais próximo possíveis do CDI.