Como investir em Títulos Públicos (6 passos)

Neste post irei apresentar detalhadamente os tipos de títulos públicos negociados no mercado, os 06 passos necessários para começar a investir em títulos públicos, a plataforma Tesouro Direto e onde o leitor pode encontrar os Agentes de Custódia credenciados pelo Tesouro Nacional.

Títulos Públicos

São títulos emitidos pelo Tesouro Nacional, para arrecadar fundos e financiar o déficit fiscal do governo, permitindo ao governo a “rolagem” da dívida pública, ou seja, o governo emite títulos, como forma de empréstimo, para pagar as dívidas públicas que estão vencendo, e para isso paga juros pelo dinheiro emprestado.

Os principais Títulos Públicos são:

Letra do Tesouro Nacional (LTN) – é um título com rendimento prefixado, ou seja, o valor de resgate definido, e sem pagamento de juros intermediários.

Letra Financeira do Tesouro (LFT) – um título com valor atualizado pela Taxa Selic Diária, divulgada pelo BACEN.

Nota do Tesouro Nacional (NTN) – títulos pós-fixados, de prazo mais longo, que podem ter pagamento de juros intermediários ou não.

Letra do Tesouro Nacional (LTN)

Letra do Tesouro Nacional é um título de pagamento simples, então, o investidor só recebe o pagamento total na data de vencimento. É interessante para quem não pretende utilizar o dinheiro investido até a data de vencimento ou não necessita receber os rendimentos semestrais do valor investido.

No vencimento do título, o investidor receberá R$1.000,00 para cada unidade adquirida, ou fração proporcional à fração do título paga. Sendo a rentabilidade do investimento, a diferença entre esse valor recebido no final da aplicação e o valor pago no momento da compra.

Basic RGB
Gráfico de rentabilidade da LTN – Fonte: http://www.tesouro.fazenda.gov.br/tesouro-direto

O Tesouro Nacional ainda garante a compra imediata de todos os títulos, caso o investidor deseje vender, porém será pago o valor de mercado, no momento da venda, pelo título, que pode ser maior ou menor que o valor pago pelo investidor. Então o ideal é manter os títulos até a data do vencimento.

Para maiores detalhes sobre a LTN e a metodologia de cálculo de seu rendimento Cálculo_LTN.

Letra Financeira do Tesouro (LFT) – Tesouro Selic

O investimento em Letra Financeira do Tesouro é indicado quando a tendência da taxa Selic é de elevação, já que, sua rentabilidade é indexada à taxa de juros básica da economia.Além disso, é recomendado para perfis mais conservadores, já que seu valor de mercado, historicamente, apresenta pouca variação, diminuindo o risco de se vender o título por um valor muito inferior ao que foi pago.

Este título também apresenta fluxo de pagamento simples.

Basic RGB
Gráfico de rentabilidade da LFT – Fonte: http://www.tesouro.fazenda.gov.br/tesouro-direto

Para maiores detalhes sobre a LFT e a metodologia de cálculo de seu rendimento Cálculo_LFT.

Nota do Tesouro Nacional (NTN)

NTN-F – Tesouro Prefixado com juros semestrais

É uma excelente forma de utilizar seu investimento para complementar sua renda, já que esse título faz pagamento de juros a cada seis meses, como forma de antecipação da rentabilidade contratada.

Porém, no pagamento desses rendimentos semestrais há incidência de imposto de renda (IR), obedecendo a tabela regressiva. Por isso, caso não haja a necessidade de complementar a renda é mais recomendado investir em títulos que paguem de forma simples, na data do vencimento, já que os rendimentos irão se somar ao montante e render juros sobre juros.

Basic RGB
Gráfico de rentabilidade da NTN-F – Fonte: http://www.tesouro.fazenda.gov.br/tesouro-direto

Para maiores detalhes sobre a NTN-F e a metodologia de cálculo de seu rendimento Cálculo_NTN-F.

NTN-B – Tesouro IPCA+ com juros semestrais

Este título é indicado para o investidor que deseja complementar sua renda, já que ele apresenta apresenta pagamento do juros acordado semestralmente, da mesma forma que a NTN-F.

A principal característica deste título é a garantia de uma rentabilidade real, já que esta indexado ao IPCA, ou seja, a inflação.

No vencimento do título é pago, ao investidor, o valor investido corrigido pela inflação do período mais o juros do último semestre.

Basic RGB
Gráfico de rentabilidade da NTN-B – Fonte: http://www.tesouro.fazenda.gov.br/tesouro-direto

 

Para maiores detalhes sobre a NTN-B e a metodologia de cálculo de seu rendimento Cálculo_NTN-B.

NTN-B Principal – Tesouro IPCA+ sem pagamento semestral

Este título é indexado ao IPCA e juros, da mesma maneira que a NTN-B, porém, na NTN-B Principal não há o pagamento de juros semestral, o investidor irá receber todo o valor no vencimento do título.

É mais indicado para o investidor que não necessita complementar sua renda, já que não haverão saques do montante total,  o que aumenta o valor final a ser recebido, graças a incidência de juros sobre juros.

Basic RGB
Gráfico de rentabilidade da NTN-B Principal – Fonte: http://www.tesouro.fazenda.gov.br/tesouro-direto

Para maiores detalhes sobre a NTN-B Principal e a metodologia de cálculo de seu rendimento Cálculo_NTN-B principal.

Tesouro Direto

O Tesouro Direto é um Programa do Tesouro Nacional desenvolvido para a venda de títulos públicos federais para pessoas físicas, por meio da internet.

O Programa permitiu ao pequeno investidor (Pessoa Física) o acesso aos títulos públicos, ao permitir aplicações com apenas R$ 30,00. Antes do Tesouro Direto, o investimento em títulos públicos por pessoas físicas era possível somente indiretamente, por meio de fundos de renda fixa.

bitmap

CANAIS PARA APLICAÇÃO

Existem 03 formas de investir através do Tesouro Direto:

  • Através do site do Tesouro Direto: você acessa a área restrita do site e realiza a compra, a venda, a programação de investimentos, a consulta de extrato, dentre outras transações;
  • Através do site da sua Instituição Financeira: algumas instituições habilitadas integraram seus sites ao do Tesouro Direto, tornando-se um agente integrado. Isso significa que você pode comprar e vender títulos públicos no site da própria instituição financeira, a qualquer momento, com os mesmos preços e taxas do site do Tesouro Direto;
  • Por meio de sua Instituição Financeira: você autoriza sua instituição financeira a negociar títulos públicos em seu nome. Procure saber se a instituição que você escolheu oferece essa funcionalidade.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

O site do Tesouro Direto fica disponível para consultas 24 horas por dia, 7 dias por semana. Os investimentos e resgates podem ser realizados, apenas, nos dias úteis, das 09:30h às 18:00h. Fora deste horário é possível realizar operações, que só iram ocorrer realmente no momento de reabertura do mercado, com os valores de momento. Além disso, nos dias úteis, das 05:00h às 09:30h, o site passa por manutenção, não sendo possível programar operações nesses horários.

AGENTES DE CUSTÓDIA

São instituições financeiras, bancos ou corretoras, com autorização para operar no Tesouro Direto. Os Agentes de Custódia tem funções, como realizar o cadastro dos investidores no Tesouro Direto e intermediar as negociações, além de algumas contarem com profissionais especializados para orientar os investidores, no hora da escolha do título a ser adquirido.

g6843

Uma informação importante na escolha do Agente de Custódia é a taxa cobrada para fazer as operações no Tesouro Direto. No site do Tesouro Direto (http://www.tesouro.fazenda.gov.br/tesouro-direto-instituicoes-financeiras-habilitadas) o investidor pode encontrar uma lista de instituições financeiras habilitadas, as taxas que cobram e, ainda, se a instituição é um agente integrado, o que permite que o investidor realize as operações diretamente da plataforma de Agente de Custódia.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s